CIM do Ave lança novo Programa Avançado de Aceleração de Ideias de Negócio

Tem uma ideia de negócio e quer consolidá-la?

Tem espírito empreendedor, mas necessita de apoio para concretizar o seu projeto?

A 2ª edição do “IN.AVE Empreende – Programa Avançado de Aceleração de Ideias”tem candidaturas abertas até 15 de maio. Saiba todas as informações e inscreva-se!

O que é?

O IN.AVE Empreende é um Programa de Apoio ao Empreendedorismo de Base Tecnológica que pretende fomentar a criação e a consolidação de iniciativas inovadoras, potenciar o espírito empreendedor e apoiar a concretização de novos projetos empresariais tendentes ao desenvolvimento territorial da região do Ave.

A iniciativa, que vai já na 2ª edição, é organizada pela Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave), em conjunto com os municípios que a integram, em concreto, Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

O prazo previsto para a realização do Programa Avançado de Aceleração de Ideias decorre entre 28de maio de 2018 e 10 de setembro de 2018, na sede da CIM do Ave, sita na Rua Capitão Alfredo Guimarães, 1, em Guimarães.

Quais são os objetivos?

A 2.ª edição do IN.AVE Empreende visa através de um Programa Avançado de Aceleração de Ideias:

• Capacitar os Empreendedores para a concretização dos respetivos projetos empresariais, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado;
  • Trabalhar as ideias de negócio apresentadas por cada Empreendedor, envolvendo:

a) A avaliação e identificação das suas competências empresariais;

b) O apoio no desenvolvimento de protótipos e provas de conceito;

c) A dinamização do contacto com potenciais investidores e/ou programas financiadores.

A quem se destina?

O IN.AVE Empreende destina-se a Empreendedores, com idade não inferior a 18 anos, residentes no espaço territorial da CIM do Ave, que apresentem ideias de negócio de base tecnológica e/ou conhecimento intensivo e de especialização territorial associadas às seguintes áreas:

a) Cultura, Criação e Moda;

b) Sistemas Agroambientais e Alimentação;

c) Capital Simbólico, Tecnologias e Serviços de Turismo (transversal).

Podem ainda candidatar-se Empreendedores que, não sendo residentes no espaço territorial da CIM do Ave, tencionem obter o apoio e constituir uma empresa com sede social neste espaço territorial.

Como funciona?

As atividades do Programa Avançado de Aceleração de Ideias compreendem as seguintes fases:

• Onze workshops sobre as temáticas:

a) Criatividade e Inovação;

b) Voice of the Customer;

c) Mercado e Concorrência;

d) Estratégia e Modelo de Negócio;

e) Propriedade Industrial e Aspetos Jurídicos,

f) Finanças para Empreendedores;

g) Fontes de Financiamento para Startups;

h) Imagem e Comunicação para Startups;

i) Marketing Digital para Startups;

j) Vendas para Startups, e

k) Elevator Pitch.

Os onze workshops decorrem às segundas-feiras à tarde, das 17h00 às 20h00, na sede da CIM do Ave.

• Vinte horas de mentoria individualizada para desenvolvimento do plano de negócios.
  • Trinta horas de apoio individualizado ao desenvolvimento técnico de um protótipo ou prova de conceito.
  • Apoio individualizado em “Negociação e definição de modelos de participação societária” e “Apoio na constituição de novas empresas”. Este apoio não inclui o pagamento de custos inerentes à constituição das sociedades, nomeadamente, pedido de admissibilidade e constituição de sociedade.
  • Business Summit: Os dez melhores projetos empresariais da 2.ª edição do IN.AVE Empreende serão apresentados junto de potenciais investidores numa sessão final de Elevator Pitch.

Como se pode formalizar a candidatura?

As candidaturas devem ser apresentadas através do preenchimento on-line do formulário de candidatura, ao qual se deverá juntar o curriculum vitae de todos os Empreendedores.

A submissão do curriculum vitae é feita através do envio para o seguinte endereço de email: inave@cim-ave.pt.

Os candidatos podem concorrer individualmente ou em grupo.

Cada candidato, ou grupo de candidatos, só poderá apresentar uma ideia ao IN.AVE Empreende.

As candidaturas (formulário de candidatura + CVs) devem ser submetidas até 15 de maio de 2018.

Quais são os critérios de seleção?

A seleção das candidaturas será feita tendo em conta os seguintes critérios:

• Carácter inovador da ideia de negócio (base tecnológica e/ou conhecimento intensivo);
  • Qualidade da equipa (experiência e áreas de competência);
  • Potencial de mercado e impacto na região;
  • Maturidade da ideia;
  • Viabilidade técnica.

Os candidatos serão convidados a participar numa entrevista de seleção.

Esta informação do IN.AVE Empreende não dispensa a consulta do Regulamento do programa.

Documentação:

Formulário de candidatura

Contactos:

Nome do responsável: Venina Rodrigues

Contacto do responsável: 253 422 400 / inave@cim-ave.pt.