Minho IN – Participação na BTL 2014

Criado em terça, 18 março 2014, 09:54

A Comunidade Intermunicipal do Ave, juntamente com a Comunidade Intermunicipal do Cávado e a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho; através do Consórcio Minho IN, marcou presença de 12 a 16 de Março na BTL 2014 – Feira Internacional de Turismo, no Parque das Nações, em Lisboa, contando para o efeito com um stand próprio, no espaço da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Aproximar o potencial turístico do território do Minho – natural, patrimonial, cultural, gastronómico – aos mercados e agentes do sector turístico, foi um dos principais objectivos desta presença.

Esta participação, que contou com o apoio do ON.2 - O Novo Norte, vem responder ao definido na Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE Minho IN, que elegeu o turismo como um sector estratégico para o desenvolvimento do território Minho. Foram definidos como prioridades os seguintes produtos: golfe; aldeias, solares e jardins; artes e produtos tradicionais; enoturismo; turismo de natureza; gastronomia e saúde e bem-estar (termas).

Destaque, ainda, para o momento do dia 12 de Março, ou seja, para a assinatura do protocolo “Minho IN 2014-2020”. Assinado pelos Presidentes das três CIM’s do Minho como as Associações de Desenvolvimento Local (ADRIMINHO, ADRIL, ATAHCA, PROBASTO e SOL do AVE) activas no território e que aí desempenham um papel relevantíssimo na dinamização económica, designadamente no que se refere à qualificação e promoção da oferta do turismo rural e dos produtos tradicionais de qualidade, através das respectivas estratégias de desenvolvimento local e do apoio concreto ao investimento e à iniciativa privada de carácter empresarial;

Este Protocolo tem por objecto a participação do Consórcio Minho IN no processo de preparação do próximo período de programação dos fundos estruturais (2014/2020), designadamente no que se refere à promoção de uma perspectiva integradora do desenvolvimento turístico e do potencial endógeno do Minho.btl1

btl2

Sunday the 22nd.