Seminário “Desenvolvimento Social do Território do Ave 2014/2020”

Criado em sexta, 04 abril 2014, 09:39

A Comunidade Intermunicipal do Ave e o Centro Distrital de Segurança Social de Braga, realizaram no dia 13 de Março um seminário, designado “Desenvolvimento Social do Território do Ave 2014/2020”, na Plataforma das Artes em Guimarães, que tinha como principal objetivo um acordo sobre processo de planeamento supramunicipal a partir de uma base local.

Nesse sentido, o seminário chegou a resultados, nomeadamente contributos a incluir no plano estratégico do Ave em convergência com os fundos estruturais 2014/20 – acordo de parceria entre Portugal e a Europa, e em interdependência com o Plano de desenvolvimento Social Supramunicipal do Ave.

No processo de planeamento em curso a Segurança Social (organização setorial de gestão de politicas sociais) e a CIM do Ave (entidade intermunicipal de base territorial) ambas com responsabilidade de elaborar planos supramunicipais, constroem um processo de planeamento integrado para um resultado comum: um único plano no sentido do esforço gerar convergência supramunicipal e daí vantagem competitiva.

Este processo assenta num novo enfoque de construção de uma nova cultura de desenvolvimento de parcerias orientadas para os resultados, suportada em mecanismos robustos de governação de cariz temático e cariz territorial, conforme o previsto no acordo de parceria assinado recentemente entre Portugal e a União Europeia.
O resultado do planeamento em curso, assente em modelo participativo, será posteriormente apresentado e discutido em fórum que resulte no plano de desenvolvimento para a coesão territorial supramunicipal do Ave, numa perspetiva multinível e suprasetorial.

Tuesday the 22nd. Comunidade Intermunicipal do Ave