Municípios do Ave recebem rede Espaço do Cidadão

Criado em quarta, 06 agosto 2014, 17:43

Os municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave vão beneficiar da criação da rede Espaços do Cidadão. O protocolo assinado a 5 e Agosto entre os municípios da CIM-Ave e a AMA - Agência para a Modernização Administrativa prevê a abertura de 28 balcões na região.

A cerimónia de assinatura dos protocolos contou com a presença do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, do Secretario de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedroso da Costa, do Presidente da AMA, Paulo Neves, do presidente da CIM-AVE, Manuel Baptista, e altos responsáveis dos municípios da Comunidade Intermunicipal.

No mesmo dia, o Ministro Poiares Maduro e o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, inauguraram o Espaço do Cidadão nos Paços do Concelho. A Câmara de Vila Nova de Famalicão faz parte do grupo restrito de municípios que vai receber o Espaço do Cidadão em regime de projeto-piloto.

Ao todo, vão ser instalados 28 Espaços do Cidadão em seis concelhos da CIM-Ave: Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

O Espaço do Cidadão concretiza o conceito de atendimento digital assistido, que permite aos cidadãos com pouca literacia informática o acesso à internet e a diversos serviços online disponibilizados pela Administração Pública, com o apoio de mediadores. Uma medida que procura a defesa do acesso equitativo aos serviços públicos digitais, bem como a sua aproximação à população.

Este é o segundo protocolo assinado em menos de duas semanas com vista à expansão da rede de balcões do Espaço do Cidadão. A 25 de julho, em Braga, a AMA estabeleceu uma parceria com os municípios da Comunidade Intermunicipal do Cávado. Os municípios de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Vila Verde e Terras de Bouro vão ter novos balcões no respetivo território.

Notícia publicada no sítio da AMA, aqui.

ama1

ama2