Minho – Região Europeia da Gastronomia 2016

Criado em segunda, 23 fevereiro 2015, 14:49

A Comunidade Intermunicipal do Ave integra o Consórcio MinhoIN, que apresentou a candidatura ao Estatuto Região Europeia da Gastronomia 2016, saindo a Região do Minho vencedora, conjuntamente com a região da Catalunha, em Espanha.

Sob o lema “Gastronomia Regional: entre inovação e tradição”, o Minho tem como objetivo demonstrar os benefícios económicos e culturais para as comunidades locais na promoção da inovação da gastronomia, salvaguardando a tradição. Neste sentido, a Comunidade Intermunicipal do Ave acredita que terá um contributo positivo, com o apoio dos 8 municípios que nos constituem, não só com a oferta gastronómica, mas também com o Património rico que nos preenche, com uma grande homogeneidade, uma identidade que tem gastronomia, natureza, história, cultura e património.

Como concorrentes, tivemos regiões da Holanda, França, Letónia, Roménia, Espanha e Itália, numa candidatura que pretende contribuir para uma melhor qualidade de vida nas regiões europeias, destacando culturas alimentares distintas, educando para uma melhor saúde e sustentabilidade e estimulando a gastronomia pela inovação. Este objetivo será atingido através de uma plataforma de troca de conhecimento das Regiões da Europa, com o apoio das instituições europeias, coordenado pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT).

O júri, após a sessão de apresentação das candidaturas e da deliberação, teve a oportunidade de fazer uma breve visita a Guimarães, e Ponte de Lima. A comitiva aproveitou para visitar o Centro Histórico de Guimarães e provar os nossos sabores, num almoço que para além dos representantes da CIM do Ave, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança.1 Minho vencedor Região Europeia da Gastronomia

2 Visita por Guimarães

3 Almoço Comissão de Avaliação