ENCONTRO DE IPSS DO AVE - Plano para o Cesciemnto inclusivo do Ave

Criado em quinta, 10 março 2016, 16:11

A Comunidade Intermunicipal do Ave levou a efeito esta manhã o «Encontro de IPSS do Ave», no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
Na abertura da cerimónia o Presidente da CIM do Ave, Domingos Bragança, apelou ao trabalho colaborativo das IPSS por forma a promover o emprego e combater a pobreza e a exclusão social.

O também Presidente do Município de Guimarães salientou a "necessidade de desenvolver um trabalho sustentável que permita criar novos serviços sociais por forma a dar mais dimensão ao trabalho que temos".
Para Domingos Bragança, o trabalho em plataforma colaborativa é fundamental numa altura em que os recursos para minimizar os efeitos da crise são escassos e urge dar resposta aos problemas sociais que afectam a população dos oito municípios da CIM do Ave. Na sua opinião, as respostas sociais devem cruzar áreas, com particular destaque para a saúde e a educação.
"São áreas fundamentais que as IPSS devem trabalhar em grupo tendo como objectivo apresentar candidaturas conjuntas a fundos comunitários", sublinhou.
Na mesma sessão, Rui Barreira, Director do Centro Distrital de Segurança Social de Braga afirmou que "na época que atravessamos, as IPSS têm que aplicar no terreno verbas e políticas que correspondam às carências sociais identificadas, no âmbito de um trabalho de partilha e eficácia".
Por seu turno, o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga salientou que uma "sociedade bem organizada deve alicerçar-se no princípio da subsidiariedade", destacando a importância das IPSS num tempo em que o envelhecimento da população coloca novos desafios.
O encontro incluiu um painel que debateu o «Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave: uma visão integrada na área da Inclusão Social», durante o qual foram revelados os valores disponíveis para candidaturas que se proponham promover o emprego e combater a pobreza e a exclusão social.
Perante um auditório que reuniu representantes da maioria das 157 entidades da CIM do Ave, o vice-Presidente da CCDRN-N, Carlos Neves, o Presidente da Comissão Directiva do PO ISE, Domingos Lopes e Susana Castanheira, do Pólo Regional Norte do Portugal Inovação Social deram a conhecer os eixos prioritários do próximo quadro comunitário de apoio, Portugal 2020.
Em matéria de verbas, para emprego e mobilidade dos trabalhadores, o FEDER prevê 58 milhões de euros e o Fundo Social Europeu 138 milhões. No que respeita à inclusão e emprego, o FEDER contempla 80 milhões de euros e o Fundo Social Europeu 138 milhões. Destes totais, destacam-se os 20% do Fundo Social Europeu alocados para a luta contra a pobreza e a exclusão social.
O Dr. Manuel Maio, moderador do 2º painel do encontro aproveitou para apresentar os programas disponíveis na Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e a responsabilidade e competência da Instituição, destacando o ‘Social Investe’, uma linha de crédito para a economia social, a quem as IPSS da CIM Ave poderão recorrer, com todo o apoio técnico da CASES, sem quaisquer encargos para as instituições (http://www.cases.pt/).
No encontro, Liliana Pinto, da Rede Europeia Anti-Pobreza, apresentou o estudo «Empregabilidade na Economia Social - O papel das Políticas Activas de Emprego», no qual participaram 315 entidades portuguesas.
O estudo permitiu confirmar a importância crescente das organizações de economia social que empregam cerca de 135 mil pessoas e representam 2,8% de valor acrescentado bruto em Portugal.
Na sessão de encerramento, Adelina Pinto, Coordenadora do Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave, realçou que a Universidade do Minho está a estudar um plano estratégico de desenvolvimento do Vale do Ave, assente nos eixos da educação e formação, empreendedorismo e inclusão social. Um plano que será fundamental para a definição das candidaturas a apresentar ao próximo quadro comunitário de apoio em ordem ao desenvolvimento sustentado da Região.

Apresentações:

Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave: Uma visão integrada na área da Inclusão Social. Apresentação dos Programas Operacionais Portugal 2020.
Eng. Carlos Neves – Sr. Vice-presidente da CCDR-N - PO NORTE e PO SEURpdfIcon 1,19MB
Dr. Domingos Lopes – Sr. Presidente da Comissão Directiva - PO ISE pdfIcon 1,16MB
Dra. Susana Castanheira – Sra. Responsável Regional do PO Inovação SocialpdfIcon 1,4MB

Apresentação do estudo “Empregabilidade na Economia Social – O papel das Políticas Activas de Emprego”