2ª edição da “4U Minho - Feira Educativa e Formativa da Universidade do Minho”

Criado em terça, 12 abril 2016, 09:40

O Sr. Ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão Rodrigues, dia 8 de abril, a 4UMinho - Feira de Oferta Educativa e Formativa que decorreu nos dias 7,8 e 9 de abril, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.

O Sr. Presidente da CIM do Ave, Dr. Domingos Bragança e os Srs. Vereadores da Educação da CIM do Ave acompanharam a comitiva de visita aos expositores da Feira, passando também pelo stand da CIM do Ave. Nesse momento puderam conhecer a proposta de oferta formativa de ensino profissional que as escolas dos Municípios do Ave apresentaram para 2016/2017, agregadas em 7 áreas de formação.

No dia 8 de abril, durante a tarde, houve ainda um encontro com os parceiros estratégicos na área da educação que atuam no Território do Ave, no stand da CIM do Ave, nomeadamente: Srs. Vereadores da Educação da CIM do Ave, Sr. Delegado Regional da DGESTE, Srs. Diretores dos Agrupamentos de Escola, Srs. Diretores das Escolas Profissionais, Srs. Diretores do IEFP do Ave, Srs. Diretores dos CQEP do Ave, Srs. Psicólogos Escolares.

A Sra. Presidente da Câmara Distrital de Mé- Zóchi – São Tomé e Príncipe, Dra. Isabel Domingues, também visitou o stand da CIM do Ave e conheceu o trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito do Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave.

A cada convidado foi entregue uma pequena brochura com a explicação do trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito do Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave e a compilação da proposta de cursos profissionais para o ano 2016/2017, agregada por Município.

A pequena brochura será também entregue a todos os alunos de 9º ano dos Municípios do Ave, mesmo que não tenham tido oportunidade de visitar a Feira, para servir de apoio ao trabalho de orientação vocacional, por parte dos psicólogos escolares.

Durante os três dias de Feira as escolas tiveram oportunidade de fazer demonstrações de atividades no palco da CIM do Ave, nomeadamente demonstrações de cocktails, demonstrações de atividades na área da matemática e demonstrações de robótica.

A sessão de encerramento contou com a presença do Sr. Reitor da Universidade do Minho, António M. Cunha, Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e Sr. Presidente da CIM do Ave, Domingos Bragança, Sra. Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto e Sr. Vereador da Câmara de Braga, Miguel Bandeira.

Visitaram a Feira cerca de 3500 alunos de 6 Municípios da NUT III Ave: Fafe, Vizela, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, sendo que 2500 alunos estão a frequentar o 9º ano de escolaridade.

Consideramos fundamental a divulgação de toda a oferta de ensino da região, reforçando a promoção e valorização do ensino profissional.
Por fim, um agradecimento especial à Universidade do Minho toda a colaboração e disponibilidade para que este trabalho fosse possível e realizado com sucesso.

4uminho1

4uminho4