Conferência sobre o Turismo em Património Imaterial no quadro do programa Interreg Europa e Prémio Destino de Turismo Cultural Sustentável em Guimarães

Criado em quarta, 21 setembro 2016, 11:31

A 9ª Conferência Internacional para o Turismo Cultural na Europa  vai ter lugar em Guimarães, em 23 e 24 de Setembro de 2016, com o tema “Património Imaterial: Um recurso único para o desenvolvimento de um Turismo Responsável e Sustentável.”

ectn

 

A conferência desenvolve-se no quadro do Projeto INTERRREG CHRISTA (Culture and Heritage for Responsible, Innovative and Sustainable Tourism Actions), que começou em Abril de 2016 sendo desenvolvida durante 4 anos, o qual trabalha o tema do Património Imaterial como um dos quatro temas prioritários.

A conferência, em 23 de Setembro, decorrerá na Plataforma das Artes e Criatividade e na Sociedade Martins Sarmento em Guimarães e irá discutir os mais recentes desenvolvimentos no campo do Património Imaterial na Europa, incluindo elementos de inovação, criatividade, design, I&D e o desenvolvimento de produtos turísticos responsáveis e sustentáveis.

A ECTN convidou palestrantes de referência nomeadamente o vice-presidente da Comissão para os Recursos Naturais – do Comité das Regiões da União Europeia – Anthony Buchanan que falará sobre o “Turismo como força de mudança.” Estará também presente o membro da direção da EUROPA NOSTRA, Prof. Konraad Van Balen; que apresentará o estudo ‘Cultural Heritage Counts for Europe’; e a representante da Comissão de Transportes da União Europeia, Iulia Niculica, que apresentará o Manifesto do Turismo Europeu para o crescimento e para a criação de emprego. Estará ainda na conferência o presidente da NECSTouR – Grupo de Trabalho para a Sustentabilidade do Turismo e da Cultura - José Luís Maestro Castineiras.

A conferência contará ainda com mensagens vídeo de Cláudia Tapardel, membro da Comité de Transportes e Turismo do Parlamento Europeu, copresidente do Intergroup for European Tourism Development, e de Carlo Corazza, Chefe da Unidade de Turismo, e Industrias Criativas e Emergentes da DG Growth da União Europeia.
O diretor do Instituto Europeu de Rotas Culturais, Dr. Stefano Dominioni fará uma intervenção online.
Através de um convite a apresentações foram selecionadas 20 apresentações para o programa, vindo de 11 países. As apresentações serão efetuadas por representantes de 9 destinos, 12 universidades e 3 consultoras. Apresentarão experiências relevantes, partilharão as melhores práticas, métodos e conceitos de implementação bem-sucedida e fornecerão recomendações práticas para preservar, apresentar e promover o património imaterial numa relação com o turismo sustentável.
A conferência concluirá com um debate sobre o potencial do património imaterial no desenvolvimento de um turismo responsável e sustentável.

Durante esta conferência haverá a cerimónia do Prémios ECTN para o Destino de Turismo Sustentável 2016, com o tema Turismo no Património Imaterial. Há 23 candidatos para o prémio vindos de 9 países de toda a Europa.

O programa da Conferência será enriquecido com uma visita de estudo pelo território do Ave no dia 24, a qual incluirá uma visita à Casa da Memória em Guimarães, onde “A oficina” apresentará um painel vivo dos bordados de Guimarães e da olaria da Cantarinha dos Namorados: A visita seguirá posteriormente para Cabeceiras de Basto onde no Núcleo Ferroviário do Museu das Terras de Basto será visitada a exposição dos Tamanqueiros. Numa visita ao território  será apresentada a Casa da Lã, em Bucos, e o grupo que em Abadim recupera a tradição do Jogo do Pau. O dia terminará com uma visita à romaria minhota de S. Miguel de Cabeceiras de Basto.

 

http://www.interregeurope.eu/christa/

on2          QREN           UE

Mapa do Site | Termos e Condições | Politicas e Privacidade | Contactos

Saturday the 22nd. Comunidade Intermunicipal do Ave
Copyright 2012

©

Joomla 2.5 template by 888Poker