Sessão de Apresentação Pública do Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave

Criado em terça, 27 setembro 2016, 15:26

A Comunidade Intermunicipal do Ave está a organizar o evento de Apresentação Pública do Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave, que se realizará no próximo dia 4 de Outubro de 2016, às 9h00, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

O evento contará com diversos oradores, nomeadamente o

Dr. Domingos Bragança, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Ave
Doutor Freire de Sousa, Presidente da CCDR-Norte
Doutor Miguel Cabrita, Sr. Secretário de Estado do Emprego
Professor Doutor João Costa, Sr. Secretário de Estado da Educação
Doutor David Justino, Conselho Nacional de Educação
(ver programa completo do evento)

Terá lugar também a apresentação do documento estratégico para a NUT III Ave no que refere à Educação, ao Empreendedorismo e à Inclusão Social.

Muito nos honraria poder contar com a vossa presença.

Agradecemos a inscrição através deste link:  https://goo.gl/forms/sSAOciQkTCyIvRhw2

 

ORADORES CONVIDADOS

 fernando sousa

Presidente da CCDR-N | Fernando Freire de Sousa
Nasceu no Porto, em 1953; casado, 3 filhos.
Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1970/75), Doctorat en Sciences Économiques (Économie et Finances Internationales) pela Universidade de Paris I-Sorbonne (1984), Doutor pelas Universidades Portuguesas em Relações Económicas Internacionais pela Universidade do Porto (1986) e Agregação pelo ISEG / Universidade Técnica de Lisboa (1999).
Secretário de Estado para a Competitividade e Internacionalização, Ministério da Economia (XIII Governo Constitucional, 1996/97).
Diversos cargos académicos e profissionais, quer no quadro do ensino universitário (tendo por referência central a docência na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, desde 1975) quer no da gestão empresarial (Administrador de várias empresas e grupos empresariais; Presidente da Comissão de Vencimentos da ZON Multimédia, 2008/13;
Consultor de empresas, desde 2004; Presidente do Conselho de Administração do FIEP – Fundo para a Internacionalização das Empresas Portuguesas, 1997/2003; membro do Conselho de Administração da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo, 2010/11; membro do Conselho de Administração da Espaço Atlântico – Formação Financeira, 1990/96; Diretor no Departamento de Estudos Económicos, Marketing e Planeamento do BPA, 1983/90).
Perito e consultor macro-sectorial, europeu, de internacionalização e gestão internacional, âmbito em que integrou o Comité Assuntos Culturais/Comissão Europeia (Co-Chair do “Working Group on Maximizing the Potential of Cultural and Creative Industries, in particular that of SME’s”) e “Work Plan for Culture 2011-14” (“CCIs and Regional Development”) (2008/12), colaborou com a Agência de Inovação (2007/09), o Comité Económico e Social (1990/91), a Secretaria de Estado do Comércio Externo (1991), o Ministério das Finanças (1986/87) e inúmeras empresas e associações empresariais. Foi também Investigador Associado no “Centre d’Etudes Prospectives et d’Informations Internationales“ de Paris (1981/83). É membro do Conselho Superior do FCP (2007/presente) e integrou a Comissão de Remunerações (2008/16) e o Conselho Consultivo (2012/16) da FCP-SAD. Autor de várias obras e publicações, tem colaborações regulares com a imprensa escrita, destacando-se as colunas semanais que assinou no Diário Económico (2004/06) e no Público (1992/94), e no blogue “Interesses Privados, Acção Pública”.
Agraciado, em 2006, pelo Presidente da República Portuguesa com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

 

miguel cabrita

Secretário de Estado do Emprego | Doutor Miguel Cabrita
Nasceu em Lisboa a 5 de Setembro de 1976.
Sociólogo e docente universitário, licenciado pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona desde 2001, na Escola de Sociologia e Políticas Públicas, em áreas como as Políticas Públicas, Políticas Sociais e Teorias Sociológicas Contemporâneas.
Tem participado ao longo dos anos em projetos e publicações em diferentes domínios tanto de investigação como de avaliação de políticas públicas relacionados com estas matérias, da coesão social às questões do mercado de trabalho, conciliação entre trabalho e vida familiar, igualdade entre homens e mulheres, ou emprego e natalidade.
Exerceu funções de Adjunto do Secretário de Estado do Emprego e Formação e depois do Ministro do Trabalho e Solidariedade, Paulo Pedroso (2000-2002), e foi Adjunto do Ministro do Trabalho e Solidariedade Social (2005-2009), José António Vieira da Silva.
Assumiu a coordenação da área do Emprego e Assuntos Sociais da Presidência Portuguesa da União Europeia que teve lugar no segundo semestre de 2007.
Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, eleito em 2013.
 

joao costa

Secretário de Estado da Educação | Doutor João Costa
João Costa nasceu a 4 de novembro de 1972 em Lisboa.
Doutor em Linguística, pela Universidade de Leiden Holanda, é Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciou-se em Linguística, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Foi até novembro de 2015 Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
É membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, da Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e do Conselho Consultivo do Instituto Camões.
Foi presidente da Associação Europeia de Estudantes de Linguística (SOLE) e da Associação Portuguesa de Linguística, e lecionou em várias universidades no Brasil, Macau, Espanha e Holanda


david justino 

David Justino
Oeiras, 1953
Licenciado em Economia, pós-graduado em História Económica e Doutorado em Sociologia, é actualmente Professor Associado com Agregação do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigador do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena a área de estudos de educação.
A sua reflexão tem incidido nos últimos anos sobre as temáticas da sociologia da educação e da sociologia histórica da modernidade em Portugal. Publicou em torno destas duas temáticas os livros Difícil é Educá-los (FFMS) e Fontismo, Liberalismo numa Sociedade Iliberal (D. Quixote. Leya).
Recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciência  1987 (Ciências Sociais e Humanas).
Foi Ministro da Educação do XV Governo Constitucional (2002-2004).
Foi Assessor para os Assuntos Sociais do Presidente da República.
Preside ao Conselho Nacional de Educação.

Pode consultar o programa aqui.

on2          QREN           UE

Mapa do Site | Termos e Condições | Politicas e Privacidade | Contactos

Saturday the 27th. Comunidade Intermunicipal do Ave
Copyright 2012

©

Joomla 2.5 template by 888Poker