Sessão de entrega do Equipamento de Combate e Proteção contra a Vespa Velutina

Criado em terça, 11 outubro 2016, 17:18

Esta terça-feira, de manhã, a CIM do Ave distribuiu Kits de equipamentos de combate e proteção à Vespa Velutina aos municípios de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

A Comunidade Intermunicipal do Ave é parceira do Projeto GESVESPA – Estratégias de Gestão Sustentável da Vespa Velutina, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de um Plano de Investigação, que contemple várias ações no âmbito do controlo e combate à Vespa Velutina no Noroeste Português, vulgarmente conhecida por Vespa Asiática. Este Projeto é apoiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), submetido no âmbito do Aviso “Ações de Conservação da Natureza”. A operação foi aprovada com um total de investimento de 411.664.35€, sendo que 8.51% são destinados à CIM do Ave para aquisição de equipamento de proteção e combate à Vespa Velutina.

O Plano de Investigação é desenvolvido sob a coordenação técnica do INIAV e em parceria com as instituições do Sistema Cientifico, nomeadamente, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Instituto Politécnico de Bragança, com as Comunidades Intermunicipais do Ave, do Cávado, do Alto Minho e do Tâmega e Sousa, a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal e a Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

É da responsabilidade da CIM do Ave contribuir para a execução da ação “ Controlo Sustentado” através da aquisição de Equipamento de Combate e Proteção contra a Vespa Velutina no território do Ave. Com esta ação pretende-se dotar os municípios que integram a CIM do Ave com este equipamento, de forma a contribuir para o controlo e combate da Vespa Velutina.

Foram distribuídos os seguinte equipamentos
•    16 Kits de Incineração;
•    8 Kits de aplicação de inseticida na forma liquida;
•    160 Varas de alumínio;
•    8 Serrotes manuais;
•    8 Motosserra;
•    8 Escadas de alumínio;
•    40 Botijas de Poliuretano;
•    200 Ponteiras para botijas de Poliuretano;
•    800 Sacos de polietileno;
•    16 Fitas adesivas largas;
•    16 Máscaras de proteção de inalação de inseticida;
•    16 Lanternas Led com alcance mínimo de 50 metros.
•    16 Fatos de Apicultor APIPIC;
•    16 Extintor Pó químico;
•    16 Pares de Luvas;
•    16 Pares de Botas PVC;
•    16 Óculos Atack Bollé.

Monday the 11th.