Crianças e Jovens em Risco

A área temática das Crianças e Jovens em Risco tem ganho contornos de crescente complexidade e exigência técnica. Esta situação é a expressão das novas dinâmicas sociais, com novos problemas e necessidades, para as quais ainda não temos conhecimento instrumental e instituições suficientemente capacitadas.

O cariz técnico destas respostas institucionais, centradas sobretudo no acolhimento e segurança protetora face ao risco, tem vindo a ser alterado de acordo com a exigência crescente de recursos terapêuticos, reabilitativos ou de reinserção social de utentes em situações sociais no limite da delinquência ou marginalidade.

Na área da Rede de Crianças e Jovens em Risco, o projeto Ave Social pretende criar uma rede interinstitucional de apoio aos menores em risco para o desenvolvimento de respostas de carácter secundário e terciário especializadas e complementares à rede existente.

Assim, para esta temática está previsto:

a) a elaboração de um diagnóstico das respostas existentes no território no âmbito das crianças e jovens em risco;

b) a elaboração de um modelo de recursos para a intervenção parental que desenvolva a educação e aconselhamento parental, a formação às CPCJ’s - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, supervisão das práticas profissionais;

c) a criação de uma plataforma interinstitucional para crianças e jovens em risco com o objetivo de concertação e coordenação de intervenção nesta área, planeamento estratégico no setor, promoção da reflexão e partilha em torno do conhecimento e de boas-práticas.

d) a realização de um workshop sobre esta temática, no final do projeto.

Monday the 26th. Comunidade Intermunicipal do Ave