Jogo para a Eficiência Energética apresentado nas escolas do primeiro ciclo de Guimarães

 In Notícias

Primeira sessão da apresentação do “Eco Afonsinho” agendada para a próxima quinta-feira, às 10h00, na EB1 de Ponte.

O Eco Afonsinho vai ser apresentado aos alunos das 59 escolas básicas do primeiro ciclo (EB1), dos 14 Agrupamentos de Escolas de Guimarães. A primeira sessão decorre na EB1 de São João de Ponte, na próxima quinta-feira, 07 de fevereiro, às 10h00, para cerca de 200 alunos.

Na apresentação estarão presentes as vereadoras da Educação e do Ambiente do Município de Guimarães, Adelina Pinto e Sofia Ferreira, a Primeira-Secretária Intermunicipal da CIM do Ave, Maria do Rosário Azevedo, o Laboratório da Paisagem, a Agência de Energia do Ave e a Planetiers.

O jogo Eco Afonsinho, pensado para crianças entre os 6-12 anos, reporta uma história de D. Afonso Henriques que, em criança, é transportado para o futuro, ganhando noção dos problemas ambientais e eficiência energética que se vivem em Guimarães e assumindo a missão de os mudar. Inspirados por esta personagem, cada criança guia o “Afonsinho” por percursos locais reconhecíveis da cidade de Guimarães onde irão encontrar vários desafios (relacionados com energia, eficiência energética, reciclagem, entre outros) que equilibram o meio ambiente e façam da cidade um local melhor para viver.

Na sequência desta primeira apresentação, uma equipa de educação ambiental do Laboratório da Paisagem, instituição que coordenada o programa PEGADAS, e um dos parceiros na execução deste projeto, irá percorrer o Concelho, com o objetivo de mostrar aos mais novos as mensagens importantes contidas neste jogo, que reforça a estratégia de Guimarães em tornar a sustentabilidade um foco claro e de prioridade máxima na educação das suas crianças.