A Eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais visitou a Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave) na passada sexta feira, dia 10 de dezembro.

 In Notícias
Ao início da manhã, a Eurodeputada foi recebida pela Secretária Intermunicipal da CIM do Ave, Marta Coutada, para uma reunião, que contou também com a presença de duas entidades de desenvolvimento local, a Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave, representada por Mafalda Cabral, e a PROBASTO – Associação de Desenvolvimento Rural de Basto, representada por Maria José Santos. Ambas têm, atualmente, a seu cargo, a gestão das duas DLBC Rurais (Desenvolvimento Local de Base Comunitária), onde estão enquadrados os municípios da NUT III AVE. Foram discutidos temas como o Desenvolvimento Rural, o Desenvolvimento Social, as Políticas do Desenvolvimento Regional, no geral, e a visão a longo prazo para as zonas rurais da União Europeia, tendo como desígnio que estas sejam mais fortes, mais ligadas, conectadas, resilientes e prósperas.
Seguiu-se uma visita à Horta Pedagógica de Guimarães, onde foi dado a conhecer o modelo organizacional e operacional, as iniciativas em curso, assim como os projetos para curto/ médio prazo. De seguida, reuniu-se com o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e com a Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira. Seguiu-se um almoço no Restaurante Cor de Tangerina, que recentemente foi um dos vencedores das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia. Os participantes foram presenteados com o prato vencedor: o Mil-Folhas de Batata, Cantarelos e Bolota, um prato que valoriza a nossa herança gastronómica e a soberania alimentar, temas que também foram abordados com os Chef Álvaro Dinis Mendes e a Chef Liliana Duarte, assim como a Agricultura dos pequenos circuitos, a Economia Circular no ramo da restauração e o combate ao desperdício alimentar.