Apresentação do projeto “PISA for Schools” da OCDE

 In Notícias

No passado dia 10 de julho de 2019, pelas 15h00, teve lugar no Centro de Estudos Camilianos, em Vila Nova de Famalicão a apresentação do projeto “PISA for Schools”, por parte do Professor Gonçalo Xufre da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
A sessão foi dirigida aos Diretores de Agrupamentos de Escola, aos Srs. Vereadores de Educação e aos Técnicos de Educação dos Municípios da CIM do Ave.
O objetivo da sessão prendeu-se com a explicação detalhada do programa “PISA for Schools”, onde o Professor Gonçalo Xufre começou por explicitar o que distingue o programa PISA (global) e o programa “PISA for shcools”, referindo que este último pretende avaliar o desempenho de uma escola.
Assim, “o PISA para as Escolas nos Municípios tem como objetivo operacional analisar o desempenho dos alunos nas áreas da Matemática, Leitura e Ciências, cruzar esse desempenho com o contexto socioeconómico dos alunos e das suas atitudes perante a aprendizagem, para o posterior desenvolvimento de atividades de aprendizagem colaborativa e consequente capacitação para a melhoria contínua dos resultados de aprendizagem dos alunos nos respetivos Municípios”, referiu o Professor Gonçalo Xufre.
Este é “um projeto de capacitação das escolas que procura a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos e do seu bem-estar, através da capacitação dos professores, líderes escolares e coordenadores nacionais ou regionais. Suporta-se num benchmarking internacional baseado numa escala comum fornecida pelo Programa PISA da OCDE”.
Com base na aplicação de um teste aos alunos que têm 15 anos (aqueles que se encontram à saída do 9.º ano ou à entrada do 10.º ano), pretende-se medir as competências chave necessárias numa sociedade global do século XXI.
São aplicados questionários por via digital aos alunos e também às Escolas, e posteriormente é efetuado o tratamento de dados e fornecido relatório por cada Unidade Orgânica. Desta forma cada Escola poderá ter um relatório com a análise de dados referentes apenas aos seus alunos.
A Rede de Escolas do Ave, numa lógica de comunidade aprendente, terá oportunidade de desenvolver ações de melhoria fundamentadas no benchmarking, partilha de práticas e trabalho colaborativo entre os Agrupamentos de Escolas, tendo em vista a promoção do sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens dos alunos.
As Comunidade Intermunicipal do Ave e as respetivas escolas do território analisarão a possibilidade de integrar o estudo piloto da OCDE em Portugal e implementar o programa “PISA for Schools” já no início do próximo ano letivo.
Pode ser consultada mais informação deste programa através do link: www.oecd.org/pisa/pisa-for-schools/.