Apresentação do projeto “PISA for Schools” da OCDE

No passado dia 10 de julho de 2019, pelas 15h00, teve lugar no Centro de Estudos Camilianos, em Vila Nova de Famalicão a apresentação do projeto “PISA for Schools”, por parte do Professor Gonçalo Xufre da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
A sessão foi dirigida aos Diretores de Agrupamentos de Escola, aos Srs. Vereadores de Educação e aos Técnicos de Educação dos Municípios da CIM do Ave.
O objetivo da sessão prendeu-se com a explicação detalhada do programa “PISA for Schools”, onde o Professor Gonçalo Xufre começou por explicitar o que distingue o programa PISA (global) e o programa “PISA for shcools”, referindo que este último pretende avaliar o desempenho de uma escola.
Assim, “o PISA para as Escolas nos Municípios tem como objetivo operacional analisar o desempenho dos alunos nas áreas da Matemática, Leitura e Ciências, cruzar esse desempenho com o contexto socioeconómico dos alunos e das suas atitudes perante a aprendizagem, para o posterior desenvolvimento de atividades de aprendizagem colaborativa e consequente capacitação para a melhoria contínua dos resultados de aprendizagem dos alunos nos respetivos Municípios”, referiu o Professor Gonçalo Xufre.
Este é “um projeto de capacitação das escolas que procura a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos e do seu bem-estar, através da capacitação dos professores, líderes escolares e coordenadores nacionais ou regionais. Suporta-se num benchmarking internacional baseado numa escala comum fornecida pelo Programa PISA da OCDE”.
Com base na aplicação de um teste aos alunos que têm 15 anos (aqueles que se encontram à saída do 9.º ano ou à entrada do 10.º ano), pretende-se medir as competências chave necessárias numa sociedade global do século XXI.
São aplicados questionários por via digital aos alunos e também às Escolas, e posteriormente é efetuado o tratamento de dados e fornecido relatório por cada Unidade Orgânica. Desta forma cada Escola poderá ter um relatório com a análise de dados referentes apenas aos seus alunos.
A Rede de Escolas do Ave, numa lógica de comunidade aprendente, terá oportunidade de desenvolver ações de melhoria fundamentadas no benchmarking, partilha de práticas e trabalho colaborativo entre os Agrupamentos de Escolas, tendo em vista a promoção do sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens dos alunos.
As Comunidade Intermunicipal do Ave e as respetivas escolas do território analisarão a possibilidade de integrar o estudo piloto da OCDE em Portugal e implementar o programa “PISA for Schools” já no início do próximo ano letivo.
Pode ser consultada mais informação deste programa através do link: www.oecd.org/pisa/pisa-for-schools/.