Ave em Transição

 In Notícias

Comunidade Intermunicipal associa-se à mobilização global pelo Clima e à ação comum pela Natureza
De 20 a 27 de Setembro, a semana da Mobilização Global pelo Clima é uma chamada de emergência dos jovens face à crise climática. Na segunda-feira passada, a Cimeira da Ação Climática, convocada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, elevou a fasquia da nossa ambição comum.
A Comunidade Intermunicipal do Ave, ciente da sua responsabilidade nesta matéria, encontra-se a elaborar o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas e Prevenção e Gestão de Riscos do Ave, financiado pelo POSEUR. Nesse âmbito, dá início ao processo “Ave em Transição”, com os objetivos de contribuir ativamente para a construção de uma sociedade pós-carbono e para o reforço da resiliência territorial. De forma inovadora, irá integrar os temas de mitigação e adaptação às alterações climáticas, e lançar um apelo para a mobilização regional.
O processo “Ave em Transição” irá integrar o levantamento de iniciativas exemplares em curso e a identificação das principais vulnerabilidades e oportunidades do território, a elaboração de estudos temáticos e a dinamização de sessões participativas, a par de eventos e outras ações de sensibilização e capacitação.
No próximo dia 7 de outubro convidam-se todos os interessados em saber mais sobre esta iniciativa e em contribuir para a cocriação do primeiro encontro “Ave em Transição” (data a divulgar brevemente) a juntarem-se a uma reunião aberta que terá lugar pelas 18h00 nas instalações da CIM do Ave (Rua Capitão Alfredo Guimarães, 1 – Guimarães).
Esta sessão de trabalho assinala ainda a celebração do Dia de Ação Comum pela Natureza, iniciativa criada na sequência do I Encontro de Convergência Ambiental realizado em Famalicão em 2017.
Mais informações: https://www.aveemtransicao.pt