CIM do Ave promoveu conferência sobre “A Transição Digital e as Políticas Públicas de Base Territorial”.

 In Notícias

Decorreu ontem, na Sala de Conferências da Plataforma das Artes e da Criatividade, de manhã, a 1ª Conferência de arranque da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial do AVE 2030 – EIDT AVE 2030 – e Capacitação de atores Regionais, dedicada ao tema “A Transição Digital e as Políticas Públicas de Base Territorial”.

Marta Coutada, Primeira Secretária da CIM do Ave, começou por afirmar que a transição digital é, atualmente, uma inevitabilidade, daí a importância da escolha deste tema para a 1ª Conferência. Lembrou que o impacto desta transição é notório nos principais instrumentos de financiamento comunitário, quer no âmbito do PRR, quer no âmbito do Portugal 2030 e dos seus diferentes programas operacionais.

Esta conferência contou com as intervenções do Engº António Gaspar, do INESC TEC, que abordou o tema da transformação digital e da coesão territorial, e do Professor Doutor Paulo Novais, da Universidade do Minho, que abordou o tema da inteligência artificial e da importância dos dados.

Esta estratégia, desenvolvida no âmbito do Eixo 1 – Coordenação, Gestão, Monitorização e Auditoria do POAT, tem como principal objetivo definir planos de ação que corporizem as 5 agendas estratégicas adotadas para a EIDT AVE 2030:

  • Agenda para a Inovação e a Competitividade;
  • Agenda para a Valorização Económica de Recursos Intensivos em Território;
  • Agenda para uma Sociedade Identitária Cultural, Criativa e Inclusiva;
  • Agenda para a Sustentabilidade Ambiental e Coesão Territorial;
  • Agenda para uma Governação Multinível Inteligente.
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. View more
Accept