COVID-19: Apoio a comunidades nacionais, regionais e locais que combatem o COVID-19.

As comissárias Elisa Ferreira, responsável pela Coesão e Reformas, e Nicolas Schmit, responsável pelo Emprego e Direitos Sociais, enviaram cartas a todos os países da União Europeia (UE) para informá-los sobre o apoio individual que podem receber no âmbito da Iniciativa de Investimento em Resposta ao Coronavírus (CRII), os valores que têm disponíveis, bem como o tipo de despesa recentemente elegível sob os Fundos Estruturais e de Solidariedade da EU. O principal objetivo é apoiar os sistemas de saúde, através da aquisição de equipamentos médicos, e facilitar o acesso dos grupos vulneráveis aos cuidados de saúde. Outra medida está relacionada com o conhecimento das possibilidades de mobilização de financiamento através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional do FSE – Fundo Social Europeu. Os serviços da Comissão estão ainda a prestar apoio aos Estados-Membros através de equipas nacionais do CRII, que para além de garantirem uma maior eficácia ao nível da Comunicação, informam ainda sobre auxílios estatais, questões de conformidade com a regulamentação financeira ou o envolvimento do Fundo Europeu de Investimento.
#CIMdoAve