COVID-19: Governo de Portugal disponibiliza Linha de Crédito Capitalizar 2018 – COVID-19

 In Notícias

 

O Governo de Portugal disponibilizou a Linha de Crédito Capitalizar 2018 – COVID-19, que tem como objetivo permitir às empresas portuguesas financiarem em melhores condições de preço e de prazo as suas necessidades de fundo de maneio e tesouraria. Com um investimento total de 200 milhões de euros, esta medida surge para apoiar no pagamento de salários ou aquisição de produtos e matérias-primas. É uma Linha que tem como público-alvo principal as Pequenas e Médias Empresas ou outras empresas, que estejam localizadas no território nacional e que cumpram as seguintes condições de acesso previstas no Documento de Divulgação:

  • apresentem uma situação líquida positiva no último balanço aprovado, ou no caso de apresentarem situação líquida negativa no último balanço aprovado, as empresas poderão aceder à linha caso apresentem esta situação regularizada em balanço intercalar aprovado até à data de enquadramento da operação;
  • não tenham incidentes não regularizados junto da Banca, à data de emissão de contratação, e tenham a situação regularizada junto da Administração Fiscal e da Segurança Social.
  • apresentem declaração, à data da contratação do financiamento, na qual declaram que, nos últimos 30 dias anteriores à data da contratação da operação, o volume de negócios da empresa se reduziu em pelo menos 20%, face aos 30 dias imediatamente anteriores. (Consulte a Minuta da Declaração a emitir pela empresa aquando da contratação da operação).

O montante máximo por empresa é de 3 milhões de euros, respetivamente com 1,5 milhões de euros na Dotação Fundo de Maneio e 1,5 milhões de euros na Dotação Plafond Tesouraria.

Mais informações em https://www.spgm.pt/pt/catalogo/linha-de-credito-covid-19/