Ministra da Coesão Territorial reuniu com Presidentes dos Municípios do Ave para discutir a Reprogramação do POR do Norte – Norte 2020.

 In Notícias

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, reuniu ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Fafe, com os Presidentes de Câmara dos oito Municípios que integram a CIM do Ave e com o Secretariado Executivo da CIM do Ave. No centro da discussão esteve a proximidade do encerramento do atual quadro comunitário e a necessidade de se proceder à reprogramação dos Programas Operacionais Regionais do Portugal 2020, neste caso do Norte 2020, no sentido de se aumentarem as suas taxas de execução, realocando as verbas disponíveis às atuais prioridades da região. Neste sentido, foram discutidos os termos da reprogramação do PDCT – Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Ave, cuja gestão é efetuada pela CIM do Ave.

Esta reunião surge na sequência da atual Pandemia que se vive em Portugal e no Mundo, que implicou a adoção de medidas de caráter urgente e extraordinário como resposta ao atual contexto social e económico. Para além disso, as alterações regulamentares provenientes da Comissão Europeia permitiram adequar os fundos europeus ainda disponíveis às prioridades do País e das diferentes Regiões, dando respostas mais eficazes aos seus diversos beneficiários.

Estiveram ainda presentes nesta reunião os Secretários de Estado da tutela, Carlos Miguel e Isabel Ferreira e o Presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR/N), Fernando Freire de Sousa.

#CIMdoAve