Percursos de Turismo Industrial Do Ave

No âmbito do Projeto INTERREG EUROPA CHRISTA, coordenado pela ECTN – European Cultural Tourism Network – a CIM do Ave está a trabalhar a criação de uma plataforma de cooperação turística que dê origem aos Percursos de Turismo Industrial do Ave. O objetivo do INTERREG é o de promover a melhoria de políticas ao nível regional. Em concreto o projeto CHRISTA procurou desenvolver um plano de ação que promovesse o aperfeiçoamento das estratégias de política regional no que respeita à valorização turística de um muito importante recurso endógeno da região norte e de toda a sub-região do Ave em particular. O plano de ação, elaborado para a CIM do Ave pela equipa do programador cultural Carlos Martins, prevê a criação de várias redes e um projeto piloto e teve já o apoio declarado da CCDR-N.
Foram já realizadas várias reuniões com unidades que podem vir a integrar este Percursos Turísticos a última das quais com o diretor executivo da unidade proposta para projeto piloto – o Centro Ciência Viva “ Curtir Ciência” de Guimarães, para discutir as bases de cooperação a desenvolver.