Resposta de Apoio Psicológico do Ave (RAP do Ave)

Objetivos

Este projeto tem como objetivo principal, criar uma resposta supramunicipal de atendimento, apoio e acompanhamento especializados na área da psicologia e psicoterapia, a crianças e jovens vítimas de violência doméstica.
Este processo será executado através da contratação de psicólogos e/ou psicólogas com o perfil adequado para a intervenção junto dos/as destinatários/as. Desta forma, garantir-se-á que as estruturas da RNAVVD e demais entidades e serviços com intervenção na Infância e Juventude, designadamente, Saúde e Justiça e outros em cada um dos oito municípios, terão acesso a uma RAP – Resposta de Apoio Psicológico assegurada por profissionais com o perfil adequado para a intervenção.

Destinatários
São considerados o público alvo deste projeto e ações, as crianças e jovens vítimas de violência doméstica, integradas ou não em alguma estrutura da RNAVVD, desde que sinalizadas por entidades com intervenção junto de crianças e jovens, tais como os Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco existentes nos centros de saúde ou hospitais, equipas locais de saúde mental, equipas locais de intervenção do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância e agrupamentos de escolas, bem como do sistema de promoção e proteção de crianças e jovens, nomeadamente as Equipas Multidisciplinares de Assessoria Técnica aos Tribunais e as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens existentes na área geográfica a que este projeto se destina, que corresponde à dimensão territorial de intervenção da Comunidade Intermunicipal do Ave.

Ficha do Projeto

AvePlus II

Objetivos
Realizar uma experiência de trabalho com novas oportunidades de formação, para aquisição de competências profissionais específicas;
Aumentar a inserção laboral dos jovens no mercado de trabalho cada vez mais global e competitivo;
Melhorar a relação entre a área formativa e as necessidades do mercado de trabalho;
Aumentar o nível de formação pessoal e profissional dos participantes;
Expandir as redes de parceria a nível internacional;
Potenciar a qualidade na organização escolar e promover a visibilidade das Escolas;
Promover o Ensino Profissional como uma alternativa de qualidade;
Facilitar uma maior iniciativa empresarial e fomentar o empreendedorismo;
Contribuir para uma consciência europeia que leve a uma cidadania ativa e participativa.

Destinatários
Alunos do ensino profissional e ex-alunos recém-diplomados, formados pelas respetivas entidades de ensino, até um ano, de diferentes cursos de formação profissional.
Preveem-se 8 estágios por escola.

Duração
O projeto terá a duração de 24 meses e o período de mobilidade para estágios profissionais durará 3 meses, em diferentes empresas e países (Espanha,  Itália, Reino Unido e Malta).
Os participantes vão ter preparação linguística, preparação pré-partida, preparação cultural no país de destino, atividades socioculturais, estágios em empresas selecionadas de acordo com o perfil de cada participante, acompanhamento, tutoria e avaliação contínua durante todo o programa e uma recolha e balanço dos resultados obtidos e do índice de inserção laboral.

Consórcio

Missão
Melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem e permitindo um melhor êxito na adaptação do ensino e formação à realidade do mundo empresarial;
Promover a internacionalização para o desenvolvimento do ensino e da formação profissional;
Potenciar o desenvolvimento regional e local, através do reforço da circulação de conhecimento, por meio do trabalho em rede e da formação de parcerias.

Papel
Promover e divulgar o Programa Erasmus na entidade;
Fortalecer a ligação entre o ensino profissional e o mercado de trabalho;
Apoiar os interesses dos seus membros nas áreas de atividade relacionadas com as áreas de estudo identificadas pelo Consórcio;
Estar associado a uma cultura de mobilidade
Participar ativamente no futuro da Europa.

Papel do Coordenador(CIM do Ave)
Fazer a ligação com a Agência Nacional ERASMUS + apresentando formalmente a candidaturas a programas de apoios aos estágios e receber as subvenções que forem concedidas;
Gerir administrativa e financeiramente o projeto;
Gerir as subvenções Erasmus e elaborar relatórios;
Assegurar a concretização plena dos estágios e proceder à redistribuição das bolsas em caso de necessidade;
Garantir a qualidade e reconhecimento do projeto
Disseminação de boas práticas;