Projeto LINK-EU
Linking local democracy and solidarity to E.U institutions for the design of resilient energy policies
“Ligar a democracia local e a solidariedade às instituições da EU para a conceção de políticas energéticas resilientes”
Financiamento:
Citizens, Equality, Rights and Values programme (CERV)
Parceiros:
- – RURENER (FR)
- – Municipality of Prespes (EL)
- – Nagypali Kozseg Onkormanyzata (HU)
- – Diputacion de Avila (ES)
- – Asociatia Grup de Actiune Locala Colinele Tutovei (RO)
- – Peripheral Union of Former Residents of Pitsilia (CY)
- – CIM do AVE – Comunidade Intermunicipal do Ave (PT)
- – Erevnitiko Idrima p.l. (CY)
- – Communauté de Communes des Monts du Lyonnais (FR)
O LINK-EU pretende celebrar a resiliência dos territórios rurais, promover a cooperação a longo prazo e construir uma narrativa partilhada das comunidades rurais da UE através da organização de quatro eventos principais em toda a Europa rural.
Por meio de workshops, reuniões de especialistas e divulgação de boas práticas, o LINK-EU visa melhorar o conhecimento das políticas da UE por parte dos cidadãos e das autoridades locais, ao mesmo tempo que promove iniciativas locais.
O principal produto do projeto é a construção do Roteiro de Resiliência Rural, incluindo uma visão comum de longo prazo dos territórios rurais da Europa e soluções para realizar a transição na Europa rural. O Roteiro de Resiliência Rural será construído ao longo dos quatro eventos do projeto, como fio condutor.
O LINK-EU é composto por 4 eventos a realizar em Portugal, França, Espanha e Hungria, cada um envolvendo 25-50 participantes. As principais atividades do projeto são a organização dos 4 eventos e a realização de consultas públicas online, entre os eventos, para alcançar o público em geral e co-construir o Roteiro de Resiliência Rural.
Os eventos envolverão:
– Autoridades locais eleitas para compartilhar experiências sobre estratégias/ações locais e processos participativos;
– Cidadãos/Organizações da sociedade civil para refletir sobre a participação cidadã;
– Especialistas/Académicos para enriquecer as discussões com análises científicas e inovações sociais e tecnológicas;
– Decisores da UE e nacionais, para debater sobre como as comunidades rurais podem ser apoiadas pelas políticas nacionais e da UE.
A principal realização do projeto, o Roteiro de Resiliência Rural (que descreve como construir comunidades rurais mais resilientes) será comunicado aos decisores da UE no final do projeto para ser usado como uma contribuição para as políticas e programas do Pacto Ecológico Europeu e iniciativas relacionadas da UE (Pacto Europeu para o Clima, Plano de Recuperação e Resiliência).
O Roteiro irá proporcionar uma voz unânime e uma mensagem clara sobre as necessidades e potencialidades das comunidades rurais.