INternacional.AVE – Internacionalização de Produtos e Serviços de Base Territorial
Nichos de mercado, categorização e hierarquização dos bens, produtos e serviços de base local com potencial de internacionalização
A promoção de produtos e serviços de base local assume hoje um papel relevante na coesão e na manutenção da estrutura identitária dos territórios. Os empreendedores assumem frequentemente um papel dual, ao recuperarem e restabelecer tradições ao mesmo tempo que introduzem fatores de inovação, consentâneos com as exigências dos mercados atuais. No entanto, os promotores existentes nesta área não se encontram muitas vezes organizados em fileiras, o que minimiza o efeito de escala que seria possível obter se existisse uma organização em torno dos fatores críticos de sucesso, como são o marketing ou a partilha de custos na construção ou acesso a canais de comercialização, nomeadamente os de carácter internacional.
Neste âmbito, o projeto INternacional.AVE procura efetuar o levantamento e estudar o potencial de internacionalização dos produtos e serviços de base local existentes e emergentes na Região do Ave, racionalizando e maximizando os recursos dos Municípios afetos na promoção deste setor económico.