Cultura para todos no Ave

Ao longo deste último período de programação, a Comunidade Intermunicipal do Ave optou pelo cruzamento e pela complementaridade entre a estratégia educativa e a estratégia cultural.

Esta opção, alinhada com as políticas nacionais e europeias, foi refletida pelos seus Conselhos Intermunicipais da Educação e da Cultura, nomeadamente no que se refere ao público escolar. Assim, considerou-se que, no âmbito do Programa “Cultura para todos”, seria adequado o desenvolvimento de um projeto artístico e cultural dirigido ao público escolar, complementar ao PIICIE do Ave, garantindo, por um lado, a igualdade de oportunidades para todos os alunos, uma vez que todos, independentemente da sua condição física, cognitiva, social, emocional, familiar, entre outras, poderiam ter acesso a atividades artísticas e, por outro lado, o estímulo a atividades de promoção do património cultural local, em contexto escolar. Desta forma surgiu o projeto “Cultura para todos no Ave”, promovido por esta Comunidade Intermunicipal, para o ano letivo 2021/22, que incluiu a promoção e o desenvolvimento artístico dos alunos, em duas dimensões:

i) Expressão artística: dinamização de oficinas de experimentação de peças de cerâmica artística, dirigidas aos alunos do 5º ano de escolaridade, tendo por principal parceiro a Fundação Castro Alves, o projeto envolveu um total de 1.504 alunos, de 4 Municípios e 12 Agrupamentos de Escolas. Realizaram-se 75 Workshops de modelagem tridimensional, através da produção de um azulejo em barro, em 2 fases distintas – a 1ª em contexto escolar e a 2ª em contexto museológico (mediante a visita ao Museu / Escola de Cerâmica Artística). O trabalho culminou numa exposição de azulejos, que ficou patente no Museu da Fundação Castro Alves, entre junho e julho de 2022.

ii) Expressão dramática: dinamização de oficinas de teatro (que exploraram as temáticas da violência e do “bullying”, entre outras), dirigidas aos alunos do ensino secundário (10º e 11º anos de escolaridade), tendo por principal parceiro a ANTI (Associação de Narrativa e Teatro de Intervenção). O projeto envolveu um total de 1.543 alunos, de 5 Municípios e 7 Agrupamentos de Escolas, tendo-se desenvolvido 28 oficinas de teatro, 24 ações contínuas e 72 ações pontuais, que culminaram num processo de criação/apresentação de um espetáculo final, em contexto de residência artística, após a realização de visitas ao Teatro Jordão.

Ficha do Projeto “Cultura para Todos no Ave”

Boletim da Educação

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. View more
Accept