Floresta

Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal

A CIM do Ave mantem atualmente em funcionamento o Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (GTFi) apoiado pelo Programa Apoio ao Funcionamento dos Gabinetes Técnicos Florestais Intermunicipais (GTFi) 2022-2023, realizado no âmbito de procedimento concursal, N.º 2022-2022-01, através da apresentação de candidatura, aprovada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas/Fundo Ambiental.

Pretende-se com este apoio capacitar financeiramente os GTFi, para o período de 2022-2023, com vista a contribuir e apoiar o exercício das atribuições da comissão sub-regional de gestão integrada de fogos rurais do Ave.

Neste sentido, o GTFi do Ave tem como função desenvolver as atividades a saber:

  1. Acompanhamento das políticas florestais;
  2. Promover a articulação e compatibilização dos instrumentos de planeamento florestal de âmbito municipal;
  3. Acompanhar e promover a transposição homogénea dos Planos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF) para os Planos Diretores Municipais (PDM);
  4. Promover a articulação e funcionamento integrado dos GTF municipais;
  5. Acompanhar o planeamento em matéria de defesa da floresta contra incêndios na área abrangência da CIM do AVE;
  6. Identificar, para efeito de planeamento e intervenções integradas de âmbito florestal à escala intermunicipal, de unidades de planeamento e gestão;
  7. Produzir e disponibilizar a informação agregada de âmbito florestal, nomeadamente cartográfica;
  8. Difusão de informação de âmbito florestal junto dos GTF municipais;
  9. Promoção de políticas e de ações no âmbito do controlo e erradicação de agentes bióticos e defesa contra agentes abióticos.

 

Brigada de sapadores florestais – BRIG – 01-113 Ave

Comunidade Intermunicipal do Ave detém desde abril de 2019, uma Brigada de Sapadores Florestais, constituída ao abrigo de uma candidatura aprovada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, no âmbito do Fundo Florestal Permanente.

A Brigada de Sapadores Florestais, inserida no eixo de intervenção “ Defesa da Floresta Contra Incêndios e agentes bióticos” é composta por 15 elementos dos quais 14 Sapadores Florestais e 1 líder de brigada a atuar na Região da CIM do Ave

A Brigada de Sapadores Florestais da CIM do Ave foi constituída para intervir prioritariamente no âmbito da instalação e manutenção de rede primária de defesa da floresta contra incêndios, nas ações de consolidação pós fogo, bem como na estabilização de ações de emergência com o objetivo de tornar os espaços florestais mais resilientes aos incêndios rurais.

 

APOIO AO EQUIPAMENTO DAS EQUIPAS/BRIGADAS DE SAPADORES FLORESTAIS 2023

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, I.P.), através do Aviso de abertura de candidaturas “Apoio ao equipamento das Equipas/brigadas de Sapadores florestais”, N.º 2023-2012-01 pretende apoiar as entidades titulares de equipas/brigadas de Sapadores Florestais, de forma a garantir a operacionalidade e assegurar a utilização obrigatório dos EPI para a proteção e defesa dos sapadores florestais contra riscos de acidentes.
Neste sentido, a CIM do Ave apresentou uma candidatura ao Fundo Florestal Permanente/ Fundo Ambiental para aquisição de equipamento de proteção individual (EPI) para a brigada de sapadores florestais a operar no território da CIM do Ave com financiamento de 11.050€, de modo a reforçar o equipamento já existente.

PROTEÇÃO CONTRA RISCO DE INCÊNDIOS

Ficha de Projeto