PROVERE Minho Inovação
O projeto Minho Inovação, é uma Estratégia de Eficiência Coletiva, isto é uma ação conjunta assente numa parceria que partilha um objetivo em concreto transformar os recursos únicos, inimitáveis e diferenciadores do Minho de baixa densidade em valor e em emprego, criado para dar continuidade ao Minho In, promove o desenvolvimento do território único, com características similares, de forma a alavancar o investimento privado e atrair novos investidores para o território, melhorar a visibilidade e a notoriedade do destino turístico e da marca Minho, melhorar a percepção da procura em relação à experiência turística, atenuar a sazonalidade turística, promover o surgimento de ofertas inovadoras e aumentar o número de startups inovadoras na área do turismo.
São cinco os objetivos estratégicos da EEC PROVERE MINHO INOVAÇÃO, a saber:
1. Promover: o Minho afirma-se como destino e marca turística, assumida por todos os agentes turísticos regionais, concentrando os recursos humanos, físicos e financeiros, na área da promoção turística direcionado para a comercialização junto dos segmentos da procura apropriados e evitando a constante dispersão de esforços com submarcas.
2. Qualificar: no sentido de valorizar e estruturar produtos e serviços turísticos a partir dos recursos naturais e patrimoniais, contribuindo para incorporar mais valor e criar emprego;
3. Organizar: proceder à organização da oferta turística, através da cooperação, do cruzamento e da cocriação de ofertas turísticas, verdadeiramente diferenciadas e qualificadas, competindo na atração de visitantes e turistas. A EEC MINHO INOVAÇÃO deve afirmar-se, internamente, como uma plataforma relacional capaz de articular ações bem como gerar e aproveitar ganhos de escala nos processos, facilitar entendimentos, etc.
4. Internacionalizar: quer no que respeita a uma dimensão institucional/territorial (administração, autarquias e organizações territoriais), quer quanto à sua base empresarial e de negócios, quer ainda no que respeita ao relacionamento com a sua diáspora.
5. Inovar: estimular a qualificação e a diferenciação da oferta e da promoção turísticas através do apoio a iniciativas e projetos inovadores.
O Minho Inovação compreende um conjunto de projetos Âncora e de projetos Complementares que se articulam entre si. Os projetos âncora são sobretudo projetos de iniciativa pública que pela sua dimensão ou pelo carácter mobilizador são capazes de alavancar o investimento privado. Os projetos complementares são normalmente de iniciativa privada e natureza empresarial
A Estratégia de Eficiência Coletiva MINHO INOVAÇÃO estrutura-se em torno 11 projetos âncora.
PA01_Marketing, Comunicação e Internacionalização
PA02_Touring Cultural- Identidade Cultural do Minho
PA03_ Touring Cultural- Aldeias de Portugal – Minho
PA04_ Touring Cultural- Artes e Produtos tradicionais
PA05_ Turismo de Natureza/Náutico – NaturminhoII
PA06_ Turismo Natureza / Náutico – Minho Náutico – Mar, Rios e Albufeiras
PA07_ Ações de Qualificação dos Produtos Turísticos Estratégicos do Minho – Touring Cultural (Património Cultural/Aldeias de Portugal (Minho) definido no Programa da Ação.
PA08_ Ações de Qualificação dos Produtos Turísticos Estratégicos do Minho – Turismo de Natureza/Náutico
PA09_ Enoturismo: sabores, ofertas e conhecimento
PA10_ Inovação, Qualificação e Empreendedorismo
PA11_ Coordenação e Gestão
REGULAMENTO ESPECÍFICO PRÉMIO – “MINHO STORYTELLING – NOVOS OLHARES SOBRE O MINHO”